Entendendo a gorjeta americana

 

 

.

Vira e mexe eu recebo e-mails e comments de pessoas perguntando sobre as famosas gorjetas. Sei que no Brasil alguns restaurantes cobram 10% que dizem ser opcional, mas mesmo assim, ninguém está acostumado a dar a tal gorjeta quando é servido por alguém, e eu nem falo somente de garçom não, mas taxista, faxineira, camareira, o rapaz que pega a sua mala, manobrista e por aí vai. No caso dos restaurantes, nem sempre a gorjeta vai para quem realmente deveria ir né?? Bem Brasil isso…

Aqui nos EUA isso é tão comum quanto dizer obrigado. Sim, porque a gorjeta nada mais é do que o reconhecimento do serviço prestado. Não é obrigatório, mas acredite, se você não der, ou eles acharão que te atenderam mal, ou que você é de fato mal educado rs.

 

Eu tenho que dizer que já me acostumei. Esse lance da gorjeta é bom, pois todos acabam te tratando muito bem, além do que já tratariam, pois o americano é muito educado e prestativo. Você pode até ouvir o contrário, mas não acredite. Obviamente que pode acontecer de você se deparar com alguém que não esteja no seu melhor dia, então se você achar que a pessoa não merece a gorjeta, não dê, ou dê um pouco menos. Por exemplo, se a pessoa que te atende é simpática, troca o refil da sua bebida sem você precisar ficar pedindo, sempre pergunta se estão precisando de algo, eu acho que super merece os 20%. Agora, se é um que mal olha pra sua cara, que você pede mais bebida e ele leva séculos para atender o seu pedido, e parece que está de mal humor, dê uns 10%, 15% ou nada, se realmente tiver sido bem ruim rs.

 

Quanto eu devo dar de gorjeta?

 

Isso vai depender do tipo de serviço:

  1. Quando for em restaurantes, de 15 a 20% da conta. Quando alguém me atende muito bem eu sempre dou os 20%.. e se tiver um trocado na carteira até um pouco a mais.. Os garçons aqui não ganham muito por hora, então esses “extras” complementam o salário.
  2. Se for taxi, eu indicaria a mesma porcentagem acima, dependendo do humor do motorista rs.
  3. Salão de beleza.. eu costumo dar uns 10%.
  4. O rapaz que pegou suas malas e retirou do carro ou levou até o carrinho: 1 ou 2 dólares (não precisa ser por mala, vale no total)
  5. Manobrista: 1 ou 2 dólares.
  6. Camareira: 2 a 3 dólar por dia – deixe o valor próximo a um bilhete ou ao lado da tv.

 

Como dou essa gorjeta?

Em restaurantes, se você for pagar com dinheiro, pode dar um quantia maior que a conta e dizer que não precisa de troco, ou dar a quantia certa e separar o valor para entregar na hora que a pessoa levar o recibo. Se for pagar com cartão de crédito, entregue o cartão para pagar o valor normal da conta. Após passar o cartão, o garçom (garçonete) te entregará junto com a nota do restaurante, uma via para você assinar, e nessa própria via há um espaço destinado a isso TIP. Basta colocar quanto você quer deixar de gorjeta e colocar o valor final – veja foto abaixo:

 

 

Espero ter ajudado.